Share
Google+LinkedInPinterest

Novas Atualizações acerca do caso das Búfalas de Brotas

Novas atualizações nos casos das búfalas ocorreram nos últimos meses. Os animais foram encontrados sem água e comida em novembro de 2021, em clara situação de maus-tratos. O resgate dos animais foi feito pela ONG Amor e Respeito aos Animais (ARA).

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) manteve, nesta terça-feira (31), a decisão da Comarca de Brotas (SP) e destituiu a ONG Amor e Respeito Animal (ARA) do encargo de depositária das mais de mil búfalas resgatadas em situação de maus-tratos, na Fazenda Água Sumida, há quase dois anos.

No dia 27 de outubro, a ONG Ara foi destituída do cuidado das búfalas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, o qual manteve a decisão da comarca de Brotas-SP. Assim, a ONG iniciou uma corrida contra o tempo por parte do corpo jurídico em busca de entidades que pudessem acolhê-las.

Desta forma, duas ONGs se habilitaram para recebê-las e desde 13/11 o @ahimsa.santuariovaledarainha e o @ranchodosgnomos são os responsáveis pelos animais, que precisam ser retirados da fazenda o mais rápido possível, tendo em vista a determinação judicial. O transporte será feito para dois locais, com pasto adequado e melhores estruturas.

Tendo em vista os custos para a movimentação dos animais, bem como dos equipamentos necessários para o manejo e cuidado destes, as búfalas vem buscando doações. Os animais necessitam de cuidados veterinários, alimentação e transporte.

Cada animal consome cerca de 45kg de silagem ao custo de 300 reais a tonelada a granel. Uma tonelada de silagem é suficiente para alimentar 22 búfalos em um dia, na atual situação. São necessárias 450 toneladas ao mês. Além disso, são necessárias 20 bolas de feno (400kg por bola), ao custo aproximado de R$3000/dia. Soma-se a isso a necessidade de sal mineral (mais de meia tonelada por dia).

Todos os búfalos e bezerros precisam ser transportados para o novo local. É urgente que o transporte seja feito o mais breve possível, tanto pela falta de infraestrutura da fazenda, quanto pela determinação da Justiça – da retirada em 90 dias a partir da decisão (13/11/2023). O custo aproximado para transporte é de 250 reais por animal.

Para mais informações acerca das doações, clique aqui

64

Views

About: Karen Emilia Antoniazzi Wolf

Karen Emilia Antoniazzi WolfAdvogada, professora e pesquisadora científica.
Doutoranda em Direito Público pela UNISINOS, mestra em Direitos Emergentes pela UFSM e presidente da Comissão Especial de Direitos Animais da OAB/Santa Maria (RS).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *