Projeto de Extensão

Gigantes Invioláveis

Cartilha sobre o Artigo 5° da Constituição Federal destinada ao público infantil. Cinco personagens (uma gata, uma papagaia, uma ursa, uma formiga e uma elefanta) representam os cinco direitos fundamentais: o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade). A cartilha faz parte de um projeto de extensão junto à Fadisma, com ações em escolas de Santa Maria (RS) e região.

Karen Emilia Antoniazzi Wolf

Advocacia Animalista

Pensando na dignidade dos animais outros que humanos, Karen Emilia Antoniazzi Wolf dedica-se a lutar, concretizar e continuar perseguindo a Justiça para as pessoas mais invisíveis do nosso planeta. Atuando pelo viés abolicionista e antiespecista, é movida pela transversalidade feminina e animalista, para estancar a exploração e a opressão a que estão submetidos os animais.

prática anti-especista.

O nosso tempo é o tempo de mudanças globais, ele é urgente e afeta todas as dimensões da vida. A ação do homem não está mais confinada apenas em moldar seu próprio destino, mas também em definir o futuro da Terra e dos outros animais.

As pesquisas hoje são feitas sem limites de energia, mediante superexploração produtivista dos solos, destruição das florestas, exploração irracional de poluentes específicos, agricultura intensiva, destruição das zonas costeiras (mares e oceanos), riscos provocados pela energia nuclear, mudança climática. Tudo isso resulta no desequilíbrio de ecossistemas dos indivíduos vivos e na extinção massiva destes. Assim, entendendo o animal outro que humano como um indivíduo único, como pessoa natural singular, consciente e senciente, Karen tomou as rédeas de uma luta em prol de um destino que deve ser alcançado a esses animais: uma vida digna, livre e justa.

Com atuação direta no âmbito judicial, extrajudicial e acadêmico, a advocacia (animalista) exercida por Karen tem como finalidade a proteção dos direitos animais e seus princípios mais básicos e fundamentais, aperfeiçoando, mantendo e reforçando a atuação crítica e transversal de uma advocacia em prol dos não humanos.

Cada vez mais, a sua atuação é voltada à defesa daqueles que são postos à margem da sociedade constantemente e, no caso dos animais não humanos, fomenta o abolicionismo, a igualdade de consideração no âmbito moral e a

Os ciclos da natureza agora estão envolvidos no destino da humanidade.

Essa interligação desencadeou processos incontroláveis e uma crise predatória e devastadora do ambiente mundial. A superexploração praticada pelo humano trouxe o Antropoceno (enquanto era geológica), ignorando a presença em chamas da natureza e dos outros animais.

Desafiada pela anomia dos esquecidos, atormentada pelo horizonte sombrio da sindemia desse século e impulsionada a perseguir o pleno reconhecimento daqueles que sempre foram marginalizados, Karen engajou outros pesquisadores livres e fundou o Centro de Pesquisa, Extensão e Transversalidade – CPET.

Buscando refundar novos devires (alianças e simbioses), para ultrapassar as fissuras do estado de dominação (branco, adulto, heterossexual, masculino, apenas humano, e capitalista racista), os trabalhos do CPET potencializam o florescer de estilos e imaginários a serem inventados. Visam indagar, perguntar e descobrir a importância dos corpos vivos na formação dos pensamentos para requestionar as estruturas de dominação existentes.

Por meio da cosmopolítica científica, trocam saberes e experiencias na condução do livramento das crueldades intrínsecas e estruturais da sociedade. Forjado na necessidade de instigar os pesquisadores das ciências sociais e humanas, o Centro luta pela vitalidade do pensamento concentrado nos acontecimentos, na imanência da vida, relações, percepções, sentidos, e na materialidade das coisas, perspectivando a crítica e a realidade.

Composto atualmente por 09 (nove) pesquisadores de várias áreas do saber que se dedicam aos temas de Direitos da Natureza, Direitos dos Animais Não Humanos, Comunidade LGBTQIAP+, e Direitos Feministas.

Notícias e artigos

Novas Atualizações acerca do caso das Búfalas de Brotas

Novas atualizações nos casos das búfalas ocorreram nos últimos meses. Os animais foram encontrados sem água e comida em novembro de 2021, em clara situação de maus-tratos. O resgate dos

Cão com doença terminal é autorizado a visitar preso no Estado do Paraná

O caso aconteceu no Estado do Paraná, onde uma visita humanitária de um cão ao seu tutor preso de forma preventiva foi autorizada pelo diretor do estabelecimento prisional. O cão

Pesquisadora do Projeto IRP ALCOM, Karen Emilia Antoniazzi Wolf fala no Instituto Internacional de Relações Internacionais da USP

No dias 30 e 31 de outubro, ocorreu no auditório do Instituto Internacional de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, o evento Intitulado “Plénière IRP ALCOM: Contributions de l’Amérique