Justiça proíbe realização de rodeios em todo no estado de Minas Gerais:
26AugNa quinta-feira, dia 25 de agosto de 2022, a justiça de Belo Horizonte proibiu a prática de rodeios em todo o estado de Minas Gerais. A decisão foi proferida pelo juiz Michel Curi e Silva, da 1ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias, na comarca de Belo Horizonte.
A decisão determina que o governo estadual está proibido de realizar, promover ou autorizar qualquer tipo de atividade cultural, esportiva ou recreativa que contenha o rodeio. O pedido foi feito por meio de tutela de urgência em ação civil pública interposta pelo Instituto protecionista SOS ANIMAIS E PLANTAS, pelos advogados Giseli Cheim, Giovana Poker, Thaísa Lima e Francisco José Garcia de Figueiredo.
Os pedidos se fundamentam no principio constitucional da vedação da crueldade, junto de pareceres produzidos por estudiosos da área, dentre eles médicos veterinários. A ação ainda destaca que no Supremo Tribunal Federal, em embates anteriores, quando a dignidade animal e as praticas de entretenimento humano chocaram-se, o órgão deu prevalência à dignidade animal.
Apesar de argumentar-se que as práticas de rodeios geram lucros aos munícipios, tal alegação não prospera, eis que após análise percebeu-se que grande parte do público vai aos eventos culturais por causa dos shows e não pelos rodeios.
Leave a Reply