Justiça Suspende as importações de animais pelo BioParque do Rio de Janeiro, após tramites irregulares e maus-tratos de girafas:
23AugA 12 Vara Federal do Rio de Janeiro suspendeu a importação de animais do BioParque do Rio de Janeiro após trâmites irregulares e maus-tratos de girafas trazidas da África para um resort em Mangaratiba. Os animais estavam sendo mantidos sob tortura psicológica.
A decisão sobreveio após Ação Civil Pública proposta pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, bem como da ANDA (Agência de Notícias e de Direitos dos Animais). A atitude foi tomada após três das dezoito girafas trazidas para o Brasil morrerem após serem submetidas a situações de estresse.
O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro vem investigando o caso, em nota de esclarecimento, o órgão disse que no dia 14 de dezembro de 2021, quando já finalizado o período de quarentena dos animais importados da África do Sul, e depois de iniciado o processo de manejo, um grupo de girafas conseguiu escapar da área de cambiamento, no Resort Hotel Resort Safari Portobello (Hotel Portobello S.A.) Três girafas morreram na ocasião. O órgão solicitou a instauração de inquérito para apurar as causas e circunstancias das mortes dos animais.
Além das girafas, O BioParque recebeu licença do Ibama para a importação de quinze zebras e 24 impalas, ambos os processos se encontram suspensos pela justiça. Na decisão, o juiz Raphael Nazareth Barbosa, da 12ª Vara Federal do Rio de Janeiro determinou que devem ser adotadas prioritariamente medidas destinadas a prevenir a ocorrência de lesões ao meio ambiente.
Leave a Reply