Share
Google+LinkedInPinterest

Caranguejos, lagostas e polvos são reconhecidos como seres sencientes pelo governo britânico

Conforme Suzana Camargo (2021), senciência “é a capacidade de se ter sentimentos, como dor, prazer, fome, sede, calor, alegria, conforto e emoção”, conceito este que motivou um grupo de pesquisadores da London School of Economics and Political Science (LSE) a realizar a análise a pedido do governo do Reino Unido, sobre a senciência de algumas espécies marinhas.

Tendo como ponto de partida cerca de 300 estudos realizados, incluindo diversos artigos científicos, os membros do grupo chegaram à conclusão de que cefalópodes, como os polvos, e decápodes, como caranguejos, lagostas e lagostins, possuem sentimentos.

Essa conclusão fará com que essas espécies sejam incluídas no projeto sobre lei que versa sobre Bem-Estar animal, apresentado pelo governo britânico em maio de 2021 e que será votado pelo Parlamento (sobre tal ponto, leia aqui).

“O projeto de lei assegura que o bem-estar animal seja corretamente considerado ao desenvolver novas leis. A ciência agora tem certeza de que decápodes e cefalópodes podem sentir dor e, portanto, é justo que eles sejam abrangidos por esta peça vital de legislação”, diz Zach Goldsmith, ministro do Bem-Estar Animal.

Para mais informações sobre o estudo e demais questões, acesse este link.

Fonte: Conexão Planeta.

24

Views

About: Karen Emilia Antoniazzi Wolf

Karen Emilia Antoniazzi WolfAdvogada, professora e pesquisadora científica.
Doutoranda em Direito Público pela UNISINOS, mestra em Direitos Emergentes pela UFSM e presidente da Comissão Especial de Direitos Animais da OAB/Santa Maria (RS).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *