Share
Google+LinkedInPinterest

Abandono de búfalos em Brotas/SP

Na primeira quinzena do mês de novembro, após denúncias realizadas por moradores da localidade de Brotas – SP, policiais e ativistas constataram, na fazenda chamada Água Sumida, um dos maiores casos de crueldade animal já registrados nos últimos tempos.

A situação envolvia mais de mil búfalas fêmeas e filhotes que estavam sem alimentação e cobertos por insetos e parasitas. Algumas, inclusive, já tinham ido à óbito na ocasião.

Segundo informações, o proprietário da fazenda teria deixado propositalmente os animais em tal situação degradante, o que impulsionou a visibilidade da situação entre autoridades e personalidades importantes no cenário brasileiro. 

De acordo com o depoimento pessoal do proprietário da fazenda, que foi preso em flagrante, a situação se manteve assim em razão da ausência de interesse na produção de leite de búfala.

Atualização: Em 26/11/2021, após pedidos da ONG A.R.A, a Juiza Doutora Marcela Machado Matiniano concedeu TUTELA DE URGÊNCIA determinando que: 1) Os ativistas possam cuidar das Búfalas sem que o dono da fazenda possa interferir nas medidas; 2) A ONG A.R.A foi nomeada fiel depositária dos animais para que eles sejam cuidados na sede da Fazenda; 3) Fixou o valor da multa diária para R$ 20.000,00 caso o proprietário impeça a utilização de água, energia elétrica ou crie obstáculo para a utilização de máquinas necessárias na logística; e 4) A Polícia Militar de São Paulo irá resguardar a integridade física dos voluntários.

Para mais informações, acesse https://oglobo.globo.com/brasil/meio-ambiente/abandono-dos-bufalos-de-brotas-um-dos-maiores-casos-de-maus-tratos-animais-ja-vistos-no-brasil-dizem-ativistas-1-25289050

 

Fonte: O GLOBO.

41

Views

About: Karen Emilia Antoniazzi Wolf

Karen Emilia Antoniazzi WolfAdvogada, professora e pesquisadora científica.
Doutoranda em Direito Público pela UNISINOS, mestra em Direitos Emergentes pela UFSM e presidente da Comissão Especial de Direitos Animais da OAB/Santa Maria (RS).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *